quinta-feira, 26 de maio de 2011

Trabalho de Biologia sobre o lixo (componentes:Lucas.H.S /Jonathan.R.R)

Muito se tem discutido sobre as melhores formas de tratar e eliminar o lixo -- industrial, comercial, doméstico, hospitalar, nuclear etc. -- gerado pelo estilo de vida da sociedade contemporânea. Todos concordam, no entanto, que o lixo é o espelho fiel da sociedade, sempre tão mais geradora de lixo quanto mais rica e consumista. Qualquer tentativa de reduzir a quantidade de lixo ou alterar sua composição pressupõe mudanças no comportamento social.
A concentração demográfica nas grandes cidades e o grande aumento do consumo de bens geram uma enorme quantidade de resíduos de todo tipo, procedentes tanto das residências como das atividades públicas e dos processos industriais. Todos esses materiais recebem a denominação de lixo, e sua eliminação e possível reaproveitamento são um desafio ainda a ser vencido pelas sociedades modernas.
De acordo com sua origem, há quatro tipos de lixo: residencial, comercial, público e de fontes especiais. Entre os últimos se incluem, por exemplo, o lixo industrial, o hospitalar e o radioativo, que exigem cuidados especiais em seu acondicionamento, manipulação e disposição final. Juntos, os tipos domésticos e comercial constituem o chamado lixo domiciliar que, com o lixo público -- resíduos da limpeza de ruas e praças, entulho de obras etc. -- representam a maior parte dos resíduos sólidos produzidos nas cidades.
RECICLAGEM
É muito antiga a prática de reciclagem de resíduos sólidos. Os utensílios metálicos são fundidos e remodelados desde os tempos pré-históricos. Os materiais recicláveis são recuperados de muitas maneiras, como o desfibramento, separação magnética de metais, separação de materiais leves e pesados, peneiração e lavagem
Você sabia?
Cada tonelada de papel reciclado evita a derrubada de 16 a 30 árvores, em média.
O plástico mata mais de um milhão de aves e milhares de mamíferos marinhos a cada ano, porque é ingerido, por engano, pelos animais.
A quantidade despejada no solo, a cada três semanas, pela troca de óleo dos carros, é cerca de 41 milhões de litros.
O papel pode ser reciclado somente três vezes, porque as fibras se tornam mais curtas e mais fracas a cada vez que o papel é reciclado.
Em apenas 1 hora, 45 Kg. de materiais sintéticos puros podem ser retirados do carro "Classe A" da Mercedes Benz e disponibilizados para o processo de reciclagem, além disso, diversos elementos do Classe A compõem-se de materiais naturais, como algodão, coco e madeira.
Uma mesma lata de alumínio pode ser prensada novamente inúmeras vezes não há limite . Mas, jogada no lixo, ela não se corrói nunca.
Carvão , petróleo e gás natural são restos de plantas e animais que ficaram presos ou enterrados debaixo da terra por milhões de anos.Eles são chamados de combustíveis fósseis. As reservas de combustíveis fósseis estão sendo usadas com tanta rapidez que estão se esgotando.
No Brasil, a cidade de Curitiba, no Estado do Paraná, foi a primeira a implantar a coleta seletiva do lixo,visando a reciclagem de materiais.
A palavra Lixo, derivada do termo latim lix , significa "cinza".
Não há microrganismo capaz de decompor certos produtos fabricados artificialmente pelo homem,como plásticos, isopor e alguns detergentes.
Certas embalagens como pacotes de café ou bolacha não são utilizáveis , pois contêm produtos laminados.
A energia economizada com a reciclagem de uma única garrafa dá para manter acesa por 4 horas, uma lâmpada de 100 watts.





E então que planeta você prefere???

.

Não preciso nem perguntar !!
Então vamos fazer nossa parte para manter nosso planeta limpo e bom para nossos futuros filhos e netos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário