sexta-feira, 20 de maio de 2011

Biopirataria

Componentes do Grupo: Alanna Bigolin, João Paulo Canciani, Lara Araújo, Thomas Nunes.
1º 25

A biopirataria é uma prática ilegal de manipulação, exploração, exportação e comercialização de recursos biológicos diversos da fauna e flora de um país, com a finalidade de confeccionar medicamentos e cosméticos. A prática da biopirataria causa prejuízos ao ecossistema de onde se originou, pode bloquear o monitoramento dessas espécies e seu reconhecimento de seu país original.

É uma pirataria moderna. Consiste basicamente na retirada de recursos biológicos da natureza, impedindo de suprir e renovar o que foi tirado dela. Dados mostram que milhões de animais e plantas são contrabandeados de países com Brasil, Indonésia, China e da Índia.

Contrabandistas de passam por turistas para se aproximar de índios, mateiros e matutos, pessoas que conhecem bem a finalidade de cada planta, animal e seus venenos. E assim perde-se o controle sobre esses recursos, possibilitando maior entendimento dos traficantes de animais, piratearem o material certo para o que precisam. No Brasil, a biopirataria se encontra na Amazônia, Caatinga, Pantanal e na Mata Atlântica, além de outras áreas ricas em sua fauna e flora que dão ao Brasil, o titulo de maior biodiversidade mundial, atraindo ainda mais os contrabandistas.

O termo biopirataria é aparentemente novo, apesar do tráfico do patrimônio florístico brasileiro, constituir-se numa prática que remonta à época do descobrimento do Brasil, há 500 anos atrás. Esta prática teve início através da exploração do nosso pau Brasil, que era levado para a Europa pelos portugueses para fabricação de tintas e corantes.

A exploração desordenada e descontrolada de nossos recursos naturais é uma característica marcante do modo de produção capitalista, o qual reflete a lógica do pensamento positivista, predominante, principalmente, entre os filósofos ingleses e franceses do século XVIII.



Confira no vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=D1-ffGWBKRI

Fontes:

(http://www.alunosonline.com.br/biologia/biopirataria.html )

(http://insanos-insanoss.blogspot.com/2010/08/biopirataria.html )

Nenhum comentário:

Postar um comentário