segunda-feira, 30 de maio de 2011


Drogas
 Leonardo Fagundes ,João Vitor Rubin e Alex Barth 1ª 29
Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais. Exemplo a cafeína, a nicotina, o ópio e o THC ou tetraidrocanabinol. As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais. O termo droga presta-se a várias interpretações, mas ao senso comum é uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, modificando-lhe as funções, as sensações, o humor e o comportamento. Consideram-se como drogas as substâncias ou produtos capazes de causar dependência.
 As drogas estão classificadas em três categorias: as estimulantes, os depressores e os perturbadores das atividades mentais. O termo droga envolve os analgésicos, estimulantes, alucinógenos, tranquilizantes e barbitúricos, além do álcool e substâncias voláteis. As psicotrópicas são as drogas que tem tropismo e afetam o Sistema Nervoso Central, modificando as atividades psíquicas e o comportamento. Essas drogas podem ser absorvidas de várias formas: por infecção, por inalação, via oral ou injeção intravenosa.
  • Depressora - diminuem a atividade cerebral e podem dificultar o processamento das mensagens que são enviadas ao  cerébro. Exemplos: álcool, barbitúricos, maconha, diluentes, quetamina, cloreto de etila ou lança perfume, clorofórmio, ópio, morfina, heroína, e inalantes em geral
  • Psicodistropticas ou alucinógenas– têm por característica principal a despersonalização em maior ou menor grau. Exemplos cogumelos, LSD, MDMA ou ecstasy e a Droga DMT.
  • Psicotrópticas ou estimulantes - produzem aumento da atividade pulmonar, diminuem a fadiga, aumentam a percepção ficando os demais sentidos ativados. Exemplos: cocaína, crack, cafeína, teobromina (presentes em chocolates), GHB, metanfetamina, anfetaminas.
  • Quanto à forma de produção do indivíduo no comportamento cerebral podendo atrapalhar o processamento ou não, classificam-se como:
·         Naturais
·         Semi-sintéticas
·         Sintéticas
Uso de drogas
É comum distinguir o abuso do uso de drogas de seu consumo normal. Esta classificação refere-se à quantidade e periodicidade em que ela é usada. Outra classificação se refere ao uso das drogas em desvio de seu uso habitual, como por exemplo, o uso de cola, gasolina, benzina, éter, dentre outras substâncias químicas. Os usuários podem ser classificados em: experimentador, usuário ocasional, habitual e dependente.
           
 O que leva uma pessoa a usar drogas?
Os principais motivos que levam um indivíduo a utilizar drogas são: curiosidade, influência de amigos (mais comum), vontade, desejo de fuga (principalmente de problemas familiares), coragem (para tomar uma atitude que sem o uso de tais substâncias não tomaria), dificuldade em enfrentar e/ou aguentar situações difíceis, hábito, dependência (comum), rituais, busca por sensações de prazer, tornar (-se) calmo, servir de estimulantes, facilidades de acesso e obtenção e etc.
Efeito das drogas
O caminho das drogas pode ser mais fácil do que se pode imaginar, o que mais existem em todo canto, nas esquinas são traficantes ou pessoas marginalizados que fazem esse tipo de trabalho. Saiba que a droga pode ser um caminho sem volta. Você pode dizer que sente vontade, curiosidade em experimentar a droga, saiba que por curiosidade, não leva ninguém a cometer seus tipos de bobagem, curiosos todos somos, porém todos nós ingerimos, fumamos drogas? Claro que não!
O principal motivo que leva um ser humano, a entrar neste mundão sem volta, é a revolta, a cabeça fraca que iludidos por pessoas que se escondem e dizem serem nossos amigos, mas que na verdade não é nada disso, eles querem é sugar o seu sangue até você ir parar no fundo do posso, na verdade eles querem é enriquecer, pouco se importa com você. A você viciou, entrou no mundo das drogas? E não tem dinheiro para pagar o seu consumo, pegou maconha, crack e não tem como pagar? O seu fim infelizmente é a morte. Se você viciou e não tem como sustentar seu vício, pode ter certeza que você vai começar a roubar, a matar talvez e vai cada vez mais estar nas mãos dos “amigos”, são aqueles mesmos “amigos” que te ofereceram a primeira vez. Eles não querem saber se você está numa pior ou não. Se você está passando por dificuldades ou não. Eles só querem saber do seu dinheiro. Eles só querem saber da sua dívida com eles. Grandes amigos não?
Todos nós sabemos que as drogas no começo nos dão uma sensação satisfatória, pois a maioria das pessoas que entram nas drogas ou foi por curiosidade ou por procurar refúgio em algo. Certas pessoas quando tem problemas acham muito mais fácil fugir deles do que resolverem. Acreditem não é. E as drogas com certeza nos ajudam fugir de nossos problemas, mas apenas no começo. Depois com o tempo ela se torna o maior problema que você pode ter na vida. Já pensou você ter a necessidade de usar uma coisa, deve ser horrível, pois é isso que as drogas fazem com você.
Ela torna você totalmente dependente dela. E você que usou pela primeira vez para ficar livre de algum problema ou até mesmo para mostrar para alguém que você é o tal independente que faz o que quer da sua vida, que ninguém manda em você. É meu amigo agora você pode até ter conseguido mostrar que era o tal independente, mas depois que você ficou viciado, acabou aquela independência. Se você era dependente dos seus pais, agora você é de um vício. Será mesmo que vale a pena fugir de um problema desse jeito e depois entrar em um maior ainda e pior, pois esse problema raramente tem solução. Na maioria das vezes a única solução é a morte, pois ou você morre por causa de dívidas com os traficantes ou na cadeia por ter roubado ou matado por uma droga. Não seria mais fácil você em vez de ter entrado nessa vida, nesse vício, ter resolvido seu problema?
Pense muito antes de experimentar certas coisas, às vezes é melhor ficarmos sem saber qual é a sensação de alívio que traz certas substâncias, do que não conseguirmos mais sair da nossa certeza de experimentar tudo.
Drogas um caminho sem voltas! 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário