sexta-feira, 10 de junho de 2011

Dinossauros


Componentes: Bianca Fagundes, Joyce Soares, João Pedro Furian, Rafaella Battu, Thaís Gonçalves    
Série e Turma: 1º26  
            
                     Dinossauro = deinos (terrível) + sauro (lagarto) = lagarto terrível


Os dinossauros surgiram no Período Triássico, evoluíram durante toda a Era Mesozóica e se extinguiram no final do Período Cretáceo, há 65 milhões de anos.
Os dinossauros eram criaturas únicas. Tanto que alguns cientistas especializados em cladística os consideram como uma classe à parte, intermediária entre os répteis e aves. Na verdade o termo dinossauro é aplicado à apenas duas órdens de répteis: Saurischia (animais com púbis similar ao dos outros répteis) e Ornitischia (animais com púbis semelhantes ao das aves). Assim sendo, nem os répteis voadores nem os marinhos podem ser chamados de dinossauros.
A ideia mais aceita para explicar a extinção dos dinossauros é a que defende a queda de um asteróide na região do atual México, no período Cretáceo. De acordo com paleontólogos, esse asteróide teria aproximadamente 14 km de diâmetro e no momento do impacto, levantou uma nuvem de poeira que cobriu a Terra por meses, impedindo a penetração de raios solares. Muitos animais e vegetais morreram com a falta de luz solar. Sem alimentação abundante, os dinossauros foram morrendo com a falta de alimentos.
Durante muitos anos os cientistas pensavam que os dinossauros eram estúpidas bestas que desapareceram graças a seu reduzido intelecto. Mas há alguns anos essa ideia tem sido criticada e contestada por alguns paleontólogos. Alguns consideram que, de certa forma, todas as espécies que conseguem se adaptar bem ao seu ambiente são inteligentes à sua maneira. O nível de inteligência é diretamente proporcional às necessidades dos organismos. Mas os especialistas no assunto reconhecem dois tipos principais de inteligência: a "instintiva" e a "aprendida".
No Brasil, os fósseis de dinossauros se concentram em três regiões: Formação Santa Maria (225 milhões de anos) no Rio Grande do Sul, Formação Santana (110 Ma), Ceará, Pernambuco e Piauí, e Grupo Baurú (80 Ma), Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso.




Nome das principais espécies de dinossauros:
Tiranossauro Rex
Rex Diplodocus
Velociraptor
Pteranodon
Elasmosaurus
Brachiosaurus


Conheça mais sobre os Dinossauros. 
Acesse o site Animais Pré-Históricos e veja o vídeo... Clique aqui

2 comentários:

  1. Olá Pessoal!
    O trabalho de vocês poderia ter sido mais personalizado, com uma estrutura elaborada por vocês que evidenciasse a pesquisa em várias fontes, e também com curiosidades e s imagens que ilustrassem melhor a história e a evolução dos Dinossauros.
    Vocês possuem um grande potencial, podem fazer muito mais.
    []"

    ResponderExcluir