quinta-feira, 2 de junho de 2011

Biopirataria no Brasil




Biopirataria



A Biopirataria é a prática ilegal da exploração, manipulação, exportação e comercialização de recursos biológicos de um país a outro, com finalidade já determinada, sendo esses direcionados á confecção de medicamentos ou cosméticos. Tal prática, além de causar prejuízos ao ecossistema de origem, pode bloquear o monitoramento de suas espécies bem como o reconhecimento desses pelas matérias-primas por ele fornecidas.



A biopirataria marca um processo descontrolado de retiradas da natureza que a impede de suprir ou renovar oque dela foi tirado. Estima-se que milhões de animais e plantas são contrabandeados de países como o Brasil, Indonésia, China e Índia. A forma como as riquezas biológicas são expostas geram cada vez mais prjuízos á biodiversidade, pois muitos se passam por turistas ou cientistas bem intencionados e conseguem acesso aos índios, mateiros e matutos, esses que conhecem bem a finalidade de cada planta e de cada animal e suas peçonhas, passam todo o seu conhecimento, perdendo assim o controle sobre esses recursos.







No Brasil, a biopirataria se concentra , principalmente, na Amazônia e ainda na Caatinga, Pantanal, e Mata Atlântica. Essas áreas, além de outras ricas em fauna e flora, dão ao país o título de maior biodiversidade mundial, oque chama a atenção dos biopiratas e de indústrias estrangeiras camufladas por traz desse tráfico. Em 1992, no Rio de Janeiro foi anunciada e assinada a Convençao da Diversidade biológica que busca regulamentar os recursos biológicos bem como a comercialização desses. Dessa forma, como mostrado em exemplo na Eco-92, existem inúmeros movimentos que se esforçam para manter a boa funcionalidade do ecossistema.



Nomes: Rayssa e Raiany Bittencourt


Comentários: Basicamente a biopirataria se resume em covardia, falta de respeito e crime contra animais. Temos conhecimento de que no Brasil, bio-piratas estão aliciando índios para fazer experiências, colhendo fórmulas prontas de medicamentos, amostras de plantas homeopáticas, raízes e remédios da cultura indígena que, depois são patenteados, e ninguém pode mais fabricar sem pagar aos patrocinadores pelos direitos da pilhagem pelos direitos de patente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário